TRABALHO DE PROJECTO
Do latim, o termo Projecto tem o sentido etimológico de "antecipação", "previsão", mas também de "empenhamento" e "concretização" de algo.
pro + ietare =lançar em frente
(implica motivação e realização)
TRABALHO DE PROJECTO, O QUE É?
É UMA TÉCNICA OU MÉTODO DE TRABALHO EM GRUPO,
Do latim, o termo Projecto tem o sentido etimológico de "antecipação", "previsão", mas também de "empenhamento" e "concretização" de algo.
pro + ietare =lançar em frente
(implica motivação e realização)
TRABALHO DE PROJECTO, O QUE É?
É UMA TÉCNICA OU MÉTODO DE TRABALHO EM GRUPO,
no qual cada um dos participantes contribui com uma parte do seu trabalho, com o objectivo de realizar um trabalho conjunto, planificado e organizado de comum acordo (semelhante a trabalho cooperativo); É um processo de trabalho, de média ou de longa duração, sempre aberto a alterações e a abertura a novas ideias.
Segundo LISETE BARBOSA (1994), a metodologia de Projecto deve obedecer a determinadas características:
- ser de natureza tal que tenha de ser estudado/resolvido tendo em conta as condições da sociedade em que os alunos vivem;
- ser pessoal e profissionalmente relevante para todos os participantes;
- ser considerado importante e real por cada um dos participantes.
Segundo LISETE BARBOSA (1994), a metodologia de Projecto deve obedecer a determinadas características:
- ser de natureza tal que tenha de ser estudado/resolvido tendo em conta as condições da sociedade em que os alunos vivem;
- ser pessoal e profissionalmente relevante para todos os participantes;
- ser considerado importante e real por cada um dos participantes.
SUPÕE DIVISÃO DE TAREFAS, em que cada membro inicia uma tarefa programada, a partir das suas capacidades, habilidades (Skills) ou competências, partindo do princípio que é possível aperfeiçoar competências existentes e adquirir novas;
É UM TRABALHO ORIENTADO PARA A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA e por isso deve ter em conta os seguintes objectivos fundamentais:
. ser considerado relevante e/ou significativo para cada um e para todos os participantes;
. permitir aprendizagens novas e a experimentação de novos materiais e recursos;
. possibilitar a resolução de um problema ou situação concreta;
. permitir a coesão e cooperação dos vários elementos do grupo (formação pessoal e social dos alunos).
É UM TRABALHO TEÓRICO/PRÁTICO, porque exige investigação (pesquisa bibliográfica ou outra), mas principalmente porque aponta para:
. a prática de competências sociais e morais, tais como a comunicação, a cooperação, avaliação de conflitos, respeito pelos outros, etc;
. a aprendizagem teórico-prática e/ou interdisciplinar de um ou vários temas/problemas;
. a experimentação e/ou discussão de ideias e materiais/recursos;
. a integração de outras técnicas ou métodos pedagógicos, tais como a exposição, a interrogação, a descoberta, a dramatização, entre outros.
METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJECTO- PARA QUÊ?
Para praticar competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a valiação de processos.
Para aprender fazendo, para ligar a teoria à prática, para fazer uma interdisciplinaridade com "os pés assentes no chão", isto é, no projecto.
Para realizar aprendizagens e desenvolver as multiplas capacidades das pessoas que são os alunos.
Para aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes.
METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJECTO - PARA QUEM ?
Para quem acha que é possível conseguir melhor;
Para quem gosta de se divertir a trabalhar;
Para quem gosta de se deixar surpreender pelos alunos.
in Filomática
http://194.210.98.2/moodle
1 comentário:
É tudo isso, é verdade, e também é difícil de iniciar
Enviar um comentário