quarta-feira, novembro 01, 2006

ENTREVISTA

ENTREVISTA SOBRE SEXUALIDADE
* Professora Anabela Nápoles, Especialista em Temas da Sexualidade

Numa Entrevista concedida pela Professora Anabela Nápoles*, no passado dia 31 de Outubro, foram focados alguns aspectos relativos à Sexualidade Humana. Para além da complexidade do tema e dos problemas relacionais inerentes, a Sexualidade ainda é considerada um tabu, principalmente por falta de informação e/ ou formação.
Questionada pelos alunos do Grupo, a Professora salientou que "a nossa Sexualidade nasce no momento da nossa concepção e termina no momento da nossa morte". Reduzir a sexualidade à genitalidade é muito pobre. Diz a Professora que, "de uma forma muito resumida, a sexualidade é a forma que cada um de nós tem de se expressar enquanto ser humano, enquanto homem e enquanto mulher. E isso implica muita coisa: a forma como me relaciono com os outros, a forma como eu encaro a vida, a forma como eu ando, como eu rio, como eu me visto e isso é sexualidade."

A Entrevista foi longa e muito elucidativa. Não é possível uma transcrição total. Mas ficam aqui algumas ideias, talvez as principais para nossa reflexão.

Os nossos agradecimentos à Professora pela disponibilidade e principalmente pelos esclarecimentos que prestou em relação ao tema. A partir de agora será mais fácil, "dar rumo" ao nosso trabalho, que incide sobre uma área tão vasta e tão complexa. A Entrevista está gravada em registo audio e poderá ser consultada, para fins de investigação.
O nosso obrigado!


* Professora Anabela Nápoles, docente da escola Secundária de Santo António, é especialista em Sexualidade e Mestre em Supervisão Pedagógica. Concedeu uma Entrevista à Turma 12º B sobre estes Temas e Problemas, como base para a eleboração de um Trabalho de Investigação em Área Projecto. Este Trabalho tem como Tema a "Sexualidade e as Relações Interpessoais" e está a ser elaborado pelos alunos/ investigadores: Ana Sofia, Marco Rodrigues, Petruska Gaspar e Iracelma Luís.

Ass: Luís Manuel Mourinha

P.S. Aceitamos Comentários.

Sem comentários: