TEMA PARA REFLEXÃO
Poderá a Língua dominante ser um obstáculo à integração/ aculturação?
A Obra "Crescer Bilingue"* (2006: 22) defende que "o domínio de diferentes línguas reforça na criança o sentimento de apaziguador de inclusão, de pertença ao grupo, quer dos familiares, quer dos outros membros da comunidade. É bom, nesse sentido, que a criança saiba falar não só a língua da mãe, mas também a do pai ou das pessoas com quem vive, para além da comunidade envolvente"
Segundo os autores, para além da língua materna, que se deve preservar e praticar, devem também apreender-se as línguas oficiais do país de acolhimento.(idem: 24). Esta prática "bilingue" ou "multilingue"facilita a integração e a comunicação interpessoal e traz vantagens para a aprendizagem.
Poderá a Língua dominante ser um obstáculo à integração/ aculturação?
A Obra "Crescer Bilingue"* (2006: 22) defende que "o domínio de diferentes línguas reforça na criança o sentimento de apaziguador de inclusão, de pertença ao grupo, quer dos familiares, quer dos outros membros da comunidade. É bom, nesse sentido, que a criança saiba falar não só a língua da mãe, mas também a do pai ou das pessoas com quem vive, para além da comunidade envolvente"
Segundo os autores, para além da língua materna, que se deve preservar e praticar, devem também apreender-se as línguas oficiais do país de acolhimento.(idem: 24). Esta prática "bilingue" ou "multilingue"facilita a integração e a comunicação interpessoal e traz vantagens para a aprendizagem.
* PEREIRA, Dulce. (2006). Crescer Bilingue: Lisboa:ACIME
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