HÁBITOS PROMOTORES DO OPTIMISMO (*)
In MARUJO, Helena (2005). XII Jornadas Pedagógicas do Concelho da Moita, dia 24 de Maio de 2005, Biblioteca Municipal da Moita
1) Ao fim do dia fazer o balanço do que foi positivo (o que é que correu bem);
2) Encorajar o hábito de ser feliz (incentivar a prática da felicidade);
3) Perceber que o falhanço / insucesso não é permanente (contar às crianças/ jovens os insucessos que já vivemos ao longo da vida);
4) Pensar no futuro com esperança;
5) Estimular entusiasmo e alegria (desdramatizar as coisas menos boas; focar / tirar fotografias mentais das boas experiências vividas);
6) Ajudar / dar a perceber à criança o que ela é capaz de fazer bem; centrar o discurso e a atenção no que a criança desempenha bem;
7) Estimular uma ligação com algo superior, que se considere num plano superior (Deus, Natureza, Família Humana).
(*) Nota: não se trata de uma lista ipsis verbis, mas de uma Síntese do que foi referido pela autora.
In MARUJO, Helena (2005). XII Jornadas Pedagógicas do Concelho da Moita, dia 24 de Maio de 2005, Biblioteca Municipal da Moita
1) Ao fim do dia fazer o balanço do que foi positivo (o que é que correu bem);
2) Encorajar o hábito de ser feliz (incentivar a prática da felicidade);
3) Perceber que o falhanço / insucesso não é permanente (contar às crianças/ jovens os insucessos que já vivemos ao longo da vida);
4) Pensar no futuro com esperança;
5) Estimular entusiasmo e alegria (desdramatizar as coisas menos boas; focar / tirar fotografias mentais das boas experiências vividas);
6) Ajudar / dar a perceber à criança o que ela é capaz de fazer bem; centrar o discurso e a atenção no que a criança desempenha bem;
7) Estimular uma ligação com algo superior, que se considere num plano superior (Deus, Natureza, Família Humana).
(*) Nota: não se trata de uma lista ipsis verbis, mas de uma Síntese do que foi referido pela autora.
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