sábado, novembro 11, 2006

PLANO DO TRABALHO DE PROJECTO: 12º B

PLANO DO TRABALHO PROJECTO 12º B
"Identidade(s) e Diversidade(s) Cultural"
(Para recordar Prazos e Procedimentos)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANTÓNIO
ANO LECTIVO 2006/ 2007
PLANO ÁREA-PROJECTO
TURMA: 12º B

PLANO DA TURMA

PROJECTO EDUCATIVO ESCOLA:
Escola da Cidadania e das Culturas

TEMA DA TURMA:
Identidade e Diversidade Cultural: (inter) relações Sociais e Humanas

TEMAS / GRUPOS DE TRABALHO:

TEMAS/ SUB-TEMAS:
- INTEGRAÇÃO DOS IMIGRANTES NA ESCOLA

- RELAÇÕES INTERCULTURAIS: Racismo e Xenofobia

- DIVERSIDADE CULTURAL ANGOLANA

- SEXUALIDADE E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

AVALIAÇÃO DO PROJECTO :
O Projecto de cada Grupo vai sendo acompanhado pelo Professor, à medida que vai sendo realizado pelos Grupos de trabalho, e, por conseguinte, avaliado, nas suas diferentes Fases de execução.
Desenvolve-se em Quatro fases/ etapas e será avaliado, no final de cada Período, através de um Relatório (no final do 1º Período, no dia 24 de Novembro), da entrega do Trabalho, esboço provisório (no final do 2º Período, dia 9 de Março) e da entrega do Plano de Apresentação / Divulgação Final (no final do 3º Período, até ao dia 3 de Abril).
O cumprimento dos Prazos é fundamental para o correcto e atempado acompanhamento do Projecto pelos Professores da Turma, e obedece às seguintes Fases.

FASES/ MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
DATAS:
- Setembro a Outubro (Planificação)
Planificação Final (até 20 Out.)
- Novembro: Relatório (até 24 Nov.)
- Março: Trabalho (esboço, até 9 Mar.)
- Abril (concluído até 27 Abr. ): Trabalho final e Divulgação/ Apresentação.

RELATÓRIO
(Normas de elaboração do Relatório)

No dia 24 de Novembro, o Relatório deve ser entregue ao Professor. Cada Grupo tem de entregar um Relatório, que faça a exposição de todo o Trabalho realizado, de acordo com as seguintes normas:
- Texto escrito, dactilografado, que faça a descrição do Trabalho realizado;
- Escrito em Letra tamanho 12, em Times New Roman, em espaços 1,5;
- não deve exceder duas páginas A4;
- O Relatório poderá ser Reformulado, caso o Grupo entenda, depois de Avaliação do Professor. Neste caso, os Alunos poderão apresentar o Relatório reformulado até à Primeira aula de 2º Período (Janeiro).
- O Relatório deve ser conter, na sua elaboração, seguintes itens:

1- INDENTIFICAÇÃO DO GRUPO
2- TEMA DO GRUPO
3- PROBLEMA/ QUESTÃO
4- OBJECTIVOS/ FINALIDADES (fins atingidos)
5- METODOLOGIAS (Técnicas e/ instrumentos utilizados)
6- ACTIVIDADES: (actividades realizadas)
7- PROTOCOLOS/ CONTACTOS: (Contactos com o Meio exterior, que tenham contribuído para a realização do Projecto)
8- FUNDAMENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO TEÓRICA (Conclusões a que chegaram sobre o Tema)
9- ETAPAS/ FASES DO TRABALHO (Momentos do desenvolvimento do trabalho)
10- BIBLIOGRAFIA (Textos, Livros ou Sites utilizados)
11- DIFICULDADES SENTIDAS, OBSERVAÇÕES/ CONSIDERAÇÕES PESSOAIS OU DE GRUPO SOBRE O TRABALHO REALIZADO E ACTIVIDADES E ESTATÉGIAS/ METODOLOGIAS A UTILIZAR NO 2º PERÍODO

NOTA: A partir deste Relatório, da Observação/ Organização do Dossier/ Portfolio e da Observação do Trabalho realizado ao longo do Ano Lectivo por cada aluno, o Professor da Área Projecto e os Professores da Turma, decidem sobre a Classificação a atribuir a cada aluno (Caso do Primeiro Período).

ALGUNS ASPECTOS FACILITADORES DO TRABALHO:
- é importante que no Grupo se faça uma boa divisão de tarefas;
- uma vez que se trata de um trabalho interdisciplinar devem procurar ajuda de ouros Professores da Turma; sempre que se sintam dificuldades, devem consultar o Professor;
- antes de aplicar alguma actividade ou metodologia/ instrumento (tipo Entrevista ou outro), esse mesmo material deve ser mostrado previamente ao Professor;
- todos os modos de apresentação são válidos, no entanto, devem procura-se modos mais interactivos e de maior impacto, tipo Novas tecnologias ou Materiais Multimédia;
- os Textos devem ser cuidadosamente escritos, tendo em conta o bom uso da Língua portuguesa;
- A Bibliografia deve ser construída segundo as Normas internacionais, a saber: (ver exemplo)
. APELIDO DO AUTOR, Nome próprio.( Data da Obra). Nome do Livro/ Obra em itálico. Cidade: Editora
. Exemplo: MARTINS, António (1999). Vidas Suspeitas. Lisboa: Martes.
-Os Sites referidos devem ser bem citados de forma completa, por exemplo: http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=News&new_topic=99
- O trabalho (esboço), a entregar no dia 9 de Março, deve conter as seguintes divisões/ partes:

1. Índice

2. Introdução teórica

2. Desenvolvimento (abordagem metodológicas: métodos, técnicas e materiais utilizados; tratamento do tema, apresentação dos resultados do trabalho de investigação)

3. Conclusão (síntese das conclusões apuradas)

4. Bibliografia

5. Anexos

Tal como o Relatório, o Trabalho tem de ser dactilografado, em Texto, letra Times New Roman, tamanho 12, a espaço e meio.

Após entrega do Trabalho (esboço), o Professor procederá à Apreciação/ Avaliação do mesmo, devolverá ao Grupo, que poderá reformular e submeter de novo a nova Apreciação.
Este Trabalho será elemento principal da Classificação final do Terceiro Período, tendo em conta as Classificações de Primeiro e Segundo, numa média ponderada.

5 comentários:

Anónimo disse...

Venho dizer que este trabalho está bem estruturado. Parabens a turma do 12ºB por se ter disponibilizado para desenvolver este tema. É bom saber que no nosso país há sempre alguém interressado acabar com a não diversidade cultural.

CIDE disse...

Obrigado pelas suas palavras!
Contamos cinsigo para trocar impressões sobre estes Temas. aliás, um dos principais objectivos deste Blog é lançar ideias para debate/ discussão.

Anónimo disse...

Que lixinho.. eu aqi q pensar q podia plagiar um bom trabalho...

ESCA BRaga

BEIjinhos

Anónimo disse...

Que lixinho.. eu aqi q pensar q podia plagiar um bom trabalho...

ESCA BRaga

BEIjinhos

Anónimo disse...

Oh!
Isso a minha prof etregou, eu a pensar que ia aqui ver um já elaborado!
Oh
oh!

Abraço