quarta-feira, novembro 08, 2006

COMENTÁRIO DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFESSORES DO BARREIRO

Muitos parabéns a estes investigadores que têm sabido cooperar para levar bem longe a reflexão sobre aspectos e vivências cada vez mais actuais nas nossas sociedades.É bom estarmos unidos à volta de uma temática/prolemática, procurando pensar e reflectir...só assim poderemos verdadeiramente crescer e realizar sa aprendizagens que são as da vida.

Eugénio Alves ( Director do Centro de Formação de Professores do Barreiro)

2 comentários:

CIDE disse...

Agradecemos estas palavras de incentivo para o nosso Projecto.
Estamos entusiasmados e conscientes da importância destes temas nos dias de hoje.
Obrigado!

Anónimo disse...

Acabo de ver com toda a atenção o vosso Blog, e gostei muito. Criaram em mim grandes expectativas, e, embora um pouco avessa à Internet (mais por ignorância e falta de paciência, que por outra coisa qualquer), irei visitá-lo com regularidade e participarei quando puder no fórum de debate.
O tema que escolheram é de uma premente actualidade, basta olhar à volta. A diversidade, de facto, existe, não é uma invenção nossa; é uma realidade quotidiana, que vivemos em casa, na escola, no bairro, na cidade, no país e no mundo (o tal mundo globalizado) de que participamos. Se não arranjarmos maneira de aprender a viver, e a viver o melhor possível, com as múltiplas diferenças e identidades, as barreiras serão cada vez maiores e os conflitos inevitáveis.
Qual é então o desafio? Penso que todos (as diferentes culturas) se devem empenhar em criar um espaço de valores comuns, que possam ser universalmente partilhados. Vão achar que é difícil, claro, mas tentar é a primeira coisa a fazer. Se, no final, pudéssemos chegar a um conjunto de valores coincidentes com os valores universais da pessoa humana – consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos – tanto melhor, mas se chegássemos apenas a valores de compromisso – respeito pela diversidade, compreensão mútua, paz, democracia, desenvolvimento sustentável, solidariedade, coesão social, etc. – teríamos, seguramente, ganho alguma coisa.