domingo, dezembro 31, 2006

IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL

Em nome do Blog "Identidade(s) e Diferença Cultural" desejamos um Bom Ano de 2007.
Aproveitamos para agradecer a colaboração e o empenho dos Investigadores, Comentadores e Participantes.

Uma palavra especial para os alunos/ investigadores que têm vido a realizar um bom trabalho.
Parabéns!
Em 2007, teremos que continuar a investir neste Projecto, no sentido de melhorar a qualidade do trabalho, tanto a nível da pesquisa bibliográfica, como a nível do trabalho de campo.

Em Janeiro:
- Entrega do Relatório reformulado;
- Reformulação dos Instrumentos de Pesquisa (Inquéritos, Entrevistas, etc.);
- Continuação da Pesquisa bibliográfica (elementos teóricos para fundamentação do trabalho);
- Preparação da divulgação/apresentação e publicação dos trabalhos realizados.

Mas para já para já desejamos umas boas entradas no novo ano!

terça-feira, dezembro 26, 2006

IDENTITY AND CULTURAL DIVERSITY

This blog pretends to finish with the indifference and support the difference. From the personal and cultural differences emerges the light, the comprehension and the wealth. This is not about money or material things. It's about the building of a better world: more human, united and dignified, our little world.This blog's authors defend on these ideals and they are developing an investigation about the entities and the difference.We will publish here our conclusions, ideas and opinions.We count with on your participation.
Share you opinion(s) with us.
Be welcome!

First Post in Santo António,
1 de Outubro de 2006

SANTO ANTÓNIO NA RTP 2

ESCOLA DE SANTO ANTÓNIO NA RTP 2

No próximo dia 31 de Dezembro de 2006,às 10h da manhã, a RTP2 apresenta uma Reportagem realizada na Escola,a propósito de um Projecto sobre multiculturalidade, integração/ inclusão de estrangeiros e emigrantes. Serão abordados temas relacionados com a vocação integradora da Escola ao longo dos tempos, através de Clubes , Projectos e do Programa Escolhas, que já vai na terceira fase de implementação. Para além de uma reportagem sobre a área Projecto do 12ºB, foram entrevistados Professores, Alunos e a Presidente do Conselho Executivo.

HORÁRIOS RTP2:Domingo às 10h00
Repetições:RTP1 - 2ª a 6ª às 06h05
RTP Internacional - 2ª a 6ª às 8h00
RTP África - 2ª a 6ª às 17h30

Santo Antonio´s School in RTP 2, TV portuguese Chanel,
next 31 Dec. 2006.

REPORT ABOUT SANTO ANTÓNIO

REPORT ABOUT SANTO ANTÓNIO

TO: Our Colleagues and Friends in all Europe

To see a report about Santo António's School,
try RTP International (Portuguese international TV).

RTP Internacional:
- 2ª a 6ª às 8,00H (eveyday, from Monday (first day of Jan. 2007) to Friday (5thof Jan. 2007).

HORÁRIOS RTP2:Domingo às 10h00

Repetições:
- RTP1 - 2ª a 6ª às 06h05
- RTP Internacional - 2ª a 6ª às 8h00
- RTP África - 2ª a 6ª às 17h30

PROJECTO EDUCATIVO INTERNACIONAL

Projecto Internacional sobre o Tema "Migrações e Mobilidade".
Consultar em:

http://www.proformar.org/migra/projecto.htm

quinta-feira, dezembro 21, 2006

BLOG IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL

SOBRE O CONCEITO DE INCLUSÃO



* A "Declaração Mundial de Salamanca Acesso e Qualidade" (UNESCO, 1994), a propósito da Educação Formal, distingue entre um ensino integrado (que visa a integração) e um ensino inclusivo. Integrado quando a escola possibilita o acesso de cada aluno, mas este terá de se integrar no modelo e nas condições existentes. A Educação Inclusiva, pelo contrário, implica "um processo contínuo com o fim de aproveitar todos os recursos, especialmente os humanos, para promover a aprendizagem e a participação de todos, no seio da comunidade local (...)"(idem, AINSCOW, 1999)Estamos a falar de ensino e de processos ensino- aprendizagem, mas o mesmo se deve aplicar à sociedade civil, que, quanto a nós, deveria ser mais inclusiva. A escola não pode ser vista como uma "Ilha de Inclusão", contra outras ilhas sociais não-inclusivas. A inclusão deverá ser um processo social, de acolhimento, de participação e de aceitação do(s) outro(s), tal como são na sua identidade pessoal.
* vide "Percursos... em Nós III, Acolhimento. Ed: ACIME (Manual, DVD), p p. 14-15"

quarta-feira, dezembro 20, 2006

INTEGRAÇÃO OU INCLUSÃO?

TEMA PARA REFLEXÃO

No caso, qual será o termo mais adequado aos estrangeiros que vivem em Portugal: integração ou inclusão?Há quem diga que a integração de alguém supõe que quem se integra "está de fora e quer entrar". E que pelo contrário, a inclusão significa "estar incluído" ou "fazer parte".Enfim, poderá ser apenas uma questão de terminologia...
No caso, qual será o termo mais adequado aos estrangeiros que vivem em Portugal: integração ou inclusão?Há quem diga que a integração de alguém supõe que quem se integra "está de fora e quer entrar". E que pelo contrário, a inclusão significa "estar incluído" ou "fazer parte".
Enfim, poderá ser apenas uma questão de terminologia...

terça-feira, dezembro 19, 2006

ACEITAMOS IDEIAS, FRASES E OUTROS AFORISMOS...

PROPOSTA/ DESAFIO:
ACEITAMOS IDEIAS, FRASES
que considerem significativas sobre os Temas de integração e/ ou inclusão social ou cultural. Prometemos publicar neste Espaço as Vossas participações, sejam Vossas (próprias) ou de um Autor (re)conhecido. Basta que deixem um Comentário neste Post ou qualquer do nosso Blog, que de seguida nós publicamos.
- "A riqueza cultural do mundo reside em sua diversidade em diálogo" (in UNESCO, Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, Posted by 12º B).
Já recebemos algumas frases, que passamos a transcrever:
- "O caminho faz-se com partilhas e respeito pelas diferenças" (Velvet)
- "Não sou ateniense, sou cidadão do mundo" (Sócrates)
- "O ponto de partida para todos os tipos de relações humanas deve ser a positividade contida nas diferenças individuais"(Cardoso)
- "As diferenças são muitas e não só as raciais, culturais ou religiosas. Todos somos diferentes. Essa diversidade é a nossa maior riqueza." (Velvet)
- "Eu não quero ter poder, mas apenas liberdade de falar aos do poder do que entenda ser verdade" (Agostinho da Silva, by Luís Santos)

PROJECTO CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARA OS MÉDIA

Projecto Cidadania e Educação para os MédiaEMECE
Educacional and multicultural Project, between several european schools.
Projecto internacional e multicultural, entre várias Escolas da Europa, ao qual se associou Santo António:
- França
- Itália
- Roménia
- Portugal

Desenzano, 14 Dezembro 2006

http://www.emece.proformar.org/

domingo, dezembro 17, 2006

QUESTÕES PARA REFLECTIR


QUESTÕES PARA REFLECTIR

Quem tem medo da Diferença?
Se todos somos diferentes, porque não aceitar as diferenças dos outros?Será a diferença um handicap ou pelo contrário uma vantagem?
O que poderá resultar da igualdade?
NADA! Melhor: POUCO!
E da Diferença vivida em comunhão, o que poderá resultar? TUDO!
Igualdade só de oportunidades!A diferença, para além de uma realidade manifesta, é um direito constitucional.

Ass. Luís Mourinha
posted by 12ºB at 11:40 PM 1 comments

ELOGIO À DIFERENÇA

As diferenças são a luz, a vida na sua plenitude e a nossa maior riqueza. Não estamos a falar de riqueza material, no dinheiro ou em bens materiais. Falamos de riqueza pessoal, social e cultural. Basta dizer que "todos somos diferentes" e ainda bem que assim é. Mais do que a igualdade, a diferença é o que melhor nos caracteriza e é aquilo que nos faz ser o que somos.
Igualdade de oportunidades, SIM.
Igualdade, como princípio, puro e simples, NEM POR ISSO.Valorizar esta diferença é e deve ser o ponto, a partir do qual devemos equacionar a questão fundamental da existência humana, a saber:
"O que é o Homem?" e "Qual é o sentido da existência humana?"

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SOBRE O CONCEITO DE INCLUSÃO
OU DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA *
A "Declaração Mundial de Salamanca Acesso e Qualidade" (UNESCO, 1994), a propósito da Educação Formal, distingue entre um ensino integrado (que visa a integração) e um ensino inclusivo. Integrado quando a escola possibilita o acesso de cada aluno, mas este terá de se integrar no modelo e nas condições existentes. A Educação Inclusiva, pelo contrário, implica "um processo contínuo com o fim de aproveitar todos os recursos, especialmente os humanos, para promover a aprendizagem e a participação de todos, no seio da comunidade local (...)"(idem, AINSCOW, 1999)Estamos a falar de ensino e de processos ensino- aprendizagem, mas o mesmo se deve aplicar à sociedade civil, que, quanto a nós, deveria ser mais inclusiva. A escola não pode ser vista como uma "Ilha de Inclusão", contra outras ilhas sociais não-inclusivas. A inclusão deverá ser um processo social, de acolhimento, de participação e de aceitação do(s) outro(s), tal como são na sua identidade pessoal.
* vide "Percursos... em Nós III, Acolhimento. Ed: ACIME (Manual, DVD), p p. 14-15"

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALTERIDADE

A ALTERIDADE É UMA RIQUEZA INQUESTIONÁVEL

O outro é um "eu" e a consciência disso é a maior das aprendizagens que se pode realizar.Kant definia a estupidez como a incapacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Estamos perante uma perspectiva moral e/ou ética, em que a educação e a aprendizagem se centra numa dimensão relacional, na qual o outro é um ser autonomo, o sujeito legislador universal.
Não nascemos inclusivos. Nascemos animais e a socialização e/ou educação forma o nosso carácter. Precisamos de ser educados ou pelo menos informados sobre o mundo de diferenças que existem à nossa volta. Por isso, à partida estamos desculpados se não soubermos respeitar os outros. Mas perdemos o perdão se nos recusarmos permanentemente a aprender o valor da diversidade. Penso que há muito a fazer neste plano da educação para a Inclusão e para a Cidadania.Este processo de aprendizagem para a inclusão, num primeiro momento,"passa por ganhar consciência que, por via das dinâmicas globais da sociedade contemporânea, todos estamos envolvidos em processos de acolhimento ou exclusão"*.Depois em processos colaborativos ou cooperativos, diz a mesma fonte (p. 16), "é possível dar um passo em frente e começar, progressivamente, a deixar de falar de um "NÓS" por oposição a um "ELES".

"in Percuros ...Em Nós III: ACIME, p. 15

quarta-feira, dezembro 13, 2006

IGUALDADE E DIFERENÇA

Artº 13, da Constituição da República Portuguesa, 2ª Edição, 1982:
- "Todos os Cidadãos têm a mesma dignidade social
e são iguais perante a lei"

Ass: Luís Mourinha

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM: OS PRIMEIROS 10 ARTIGOS

Declaração Universal dos Direitos do Homem(Simplificada)
ATENÇÃO ESPECIAL AO ART. 2º

Artigo 1.°
Quando as crianças nascem, são livres e todas devem ser tratadas da mesma maneira. São dotadas de razão e de consciência e devem agir uns e outros amigavelmente.

Artigo 2.°
Os direitos enunciados na Declaração são para toda a gente:

homem ou mulher
qualquer que seja a cor da pele
qualquer que seja a língua
quaisquer que sejam as ideias
qualquer que seja a religião
qualquer que seja a fortuna
qualquer que seja o meio social
qualquer que seja o país de origem.
Não importa também que o teu país seja independente ou não.

Artigo 3.°
Tens o direito de viver, livre e em segurança.

Artigo 4.°
Ninguém tem o direito de te escravizar nem tu tens o direito de escravizar os outros.

Artigo 5.°
Ninguém tem o direito de te torturar, isto é, de te fazer mal.

Artigo 6.°
Tu deves ser protegido pela lei como todas as outras pessoas em qualquer parte do mundo.

Artigo 7.°
A lei é a mesma para toda a gente; deve ser aplicada do mesmo modo para todos.

Artigo 8.°
Deves poder pedir a protecção da justiça quando os direitos que o teu país te reconhece não forem respeitados.

Artigo 9.°
Ninguém tem o direito de te prender ou de te expulsar do teu país injustamente ou sem motivo.

Artigo 10.°
Se tiveres que ser julgado, tens de o ser publicamente. Os que te julgarem devem estar livres de qualquer influência.

(Adaptada e proclamada pela Assembleia Geral na sua Resolução 217 A (III ) de 10 de Dezembro de 1948)

quinta-feira, dezembro 07, 2006

CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

"Stop domestic violence against women" Campaign website
''Surviving Domestic Violence''

in Site Conselho da Europa

quarta-feira, dezembro 06, 2006

CORRUPÇÃO E DEMOCRACIA

"Corruption undermines the very foundations of democracy"
[06/12/2006 12:00:00]
''When public officials, politicians or members of the judiciary engage in sleaze and blatant disrespect of the common good, the very foundations of democracy are at stake,'' said Secretary General Terry Davis when addressing the 31st plenary session of the Group of States against Corruption (Greco). A few days before the International Day against Corruption, the Secretary General supported the GRECO initiatives to reduce the immunities enjoyed by certain categories of holders of public office and/or elected representatives.

more in hhttp://www.coe.int/

SITE DO CONSELHO DA EUROPA

http://www.coe.int/


"All Different, All Equal": Campaign for diversity, human rights and participation
Campaign website
Euronews report
Photo Gallery
Special file
Special file: Racism

NOVA LEI DA NACIONALIDADE

O Projecto Cidade Jovem
juntamente com a Junta de Freguesia de Santo António Charneca vai organizar uma sessão de esclarecimento sobre a Nova Lei da Nacionalidade para toda a população.

Esta sessão vai contar com a presença do ACIME, Gabinete da Nacionalidade (CNAI de Lisboa)

Dia: 14 Dezembro
Horário: 18h00
local: Juventude Desportiva Cidade Sol

Deverão comparecer todos os que estejam interessados para se informarem sobre a Nova Lei e para tirarem dúvidas sobre o assunto.

Em breve teremos um cartaz de divulgação.


Obrigada,

Cumpts.

Sónia Garrucho

A PALAVRA AOS VISITANTES DO NOSSO BLOG

Anonymous said...

Parabéns aos alunos do 12ºB e aos professores que tão envolvidos neste trabalho. Este trabalho é um exemplo que todas as pessoas deviam seguir.E também não quero deixar de dar os parabéns à Escola que tem uma politica de respeito à diversidade muito grande.

P.S - continuem com este trabalho que esta a ser muito interessante, vocês são um exemplo de Escola, que sabe trabalhar sem preconceitos nestes temas, isso nao é para todos.
Parabéns mais um vez.

4/12/06 22:39

segunda-feira, dezembro 04, 2006

A PALAVRA AOS VISITANTES DO NOSSO BLOG

Anonymous said...
Apesar de a diferença ser uma das maiores riquezas que o ser Humano possui, há pessoas que ainda não compreenderam que ninguém é igual a ninguém (até os gémeos mesmo que sejam tão parecidos uma coisa é a aparência outra é o coração).
Será que algum dia o ser Humano irá compreender que somos todos diferentes mas todos iguais?
E conseguirá reflectir e chegar à conclusão que as várias diversidades não prejudicam e que ajudam bastante a fortalecer e engrandecer a nossa cultura?

3/12/06 21:50

A PALAVRA AOS VISITANTES DO NOSSO BLOG

Gostaria de parabenizar a escola secundaria de Santo Antonio pela iniciativa no ambito da disciplina da Área Projecto;todos os grupos estao a trabalhar em questões ligadas aos problemas sociais enfrentados pela sociedade, mas que parece que passam desarpercebidos como o racismo e a incersão social,essa iniciativa é linda!Estou habituada a ver pessoas completamente desinteressadas em lutar contra problemas como o racismo e a xenofobia que nos afectam a todos directa e indirectamente agora deparo me com uma Escola com uma política de respeito à diferença tão grande...estou maravilhada!
Meus sinceros Parabéns!*

1/12/06 19:26

A PALAVRA AOS VISITANTES DO NOSSO BLOG

Um espectáculo o vosso blog.
E os alunos..."soam" tão adultos e maduros.
Uma ideia maravilhosa neste nosso mundo de superficialidade.
Parabéns a todos.

Beijocas

Mail recebido da
Professora
Isabel Ramos, que visitou o nosso Blog lá de longe,em Inglaterra.

4/12/06 19:32

A PALAVRA AOS VISITANTES DO NOSSO BLOG

Eugénio Alves said...

Cada vez, melhor...
Aceitem os meus parabéns e continuem sem desfalecer, porque vai mesmo valer a pena.

Eugénio Alves
(Director do Centro de Formação de Professores do Barreiro)

sábado, dezembro 02, 2006

IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL

Com este Blog pretendemos ser uma voz partilhada contra a indiferença e um grito ponderado a favor da diferença. Das diferenças pessoais e culturais nasce a luz, a compreensão e a riqueza. Não estamos a falar de dinheiro ou de bens materiais, mas da construção de um mundo melhor, mais digno e humano, nem que seja apenas o nosso pequeno mundo.
São autores deste Blog várias pessoas que apostaram nestes ideais e que estão a desenvolver uma investigação sobre a(s) Identidade(s) e as Diferenças.
Vamos publicando aqui as nossas conclusões, ideias e opiniões. Contamos também com a vossa participação.
Participem e partilhem as vossas ideias connosco.
Sejam Bem-vindos!

Assinado:
Alunos:
Ana Leitão
Ana Morais
André Sousa
Bruno Fernandes
Cátia Pimenta
César Pauleta
Deize Lemos
Elyane Andrade
Hugo Almeida
Iracelma Luís
Marco Rodrigues
Marco Andrade
Miriam Serrano
Petruska Gaspar
Vanessa Pimenta


Professores:
Gertrudes Matado (Português)
Eulália Ferraz (História e Direcção de Turma)
João Ribeiro (Educação Física)
Luís Mourinha (Psicologia e Área de Projecto)



Blog iniciado em:
Portugal, Setúbal, Barreiro,
Santo António, 1 de Outubro de 2006

ACEITAMOS IDEIAS, FRASES E OUTROS AFORISMOS...

PROPOSTA/ DESAFIO

ACEITAMOS IDEIAS, FRASES


que considerem significativas sobre os Temas de integração e/ ou inclusão social ou cultural. Prometemos publicar neste Espaço as Vossas participações, sejam Vossas (próprias) ou de um Autor (re)conhecido. Basta que deixem um Comentário, algures, num Post qualquer do nosso Blog, que de seguida nós publicamos.

- "A riqueza cultural do mundo reside em sua diversidade em diálogo" (in UNESCO, Declaração Universal sobre Diversidade Cultural,
Posted by 12º B)

Já recebemos algumas frases, que passamos a transcrever:

- "O caminho faz-se com partilhas e respeito pelas diferenças" (Velvet)

- "Não sou ateniense, sou cidadão do mundo" (Sócrates)

- "O ponto de partida para todos os tipos de relações humanas deve ser a positividade contida nas diferenças individuais" (Cardoso)

- "As diferenças são muitas e não só as raciais, culturais ou religiosas. Todos somos diferentes. Essa diversidade é a nossa maior riqueza." (Velvet)

- "Eu não quero ter poder, mas apenas liberdade de falar aos do poder do que entenda ser verdade" (Agostinho da Silva, by Luís Santos)

POPULAÇÃO ESTRAGEIRA EM PORTUGAL

População estrangeira em Portugal aumentou 4,8% no ano passado

No final do ano passado, Portugal contabilizava 275.906 indivíduos de nacionalidade estrangeira com estatuto legal de residente, uma subida de 4,8% face a 2004, indicam os dados disponibilizados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ao longo de 2005, o Estado português recebeu 13.862 pedidos de estatuto de residente, uma quebra de 15,7% face às 16.462 solicitações recebidas no ano anterior.

No ano passado cessaram o estatuto de residente em Portugal 1.309 indivíduos, refere ainda o INE.

A comunidade cabo-verdiana, com 56.433 residentes, é a mais numerosa, representando mais de um quinto do total de estrangeiros em Portugal. Esta comunidade aumentou 3% no ano passado.

A comunidade brasileira, com um aumento de 9,8% em 2005, ascende já a 31.546 indivíduos, sendo a segunda mais numerosa.

Seguem-se as comunidades angolana (27.697 pessoas), guineense (21.258), britânica (18.966) e espanhola (16.383).

30-11-2006 15:13:07
in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=252670

DIREITOS DOS EMIGRANTES

QUESTÕES SOBRE RACISMO E DIREITOS DOS EMIGRANTES,
que podem ser consultados no Site do ACIME:

. Que direitos têm os estrangeiros, apátridas e cidadãos europeus face à Constituição da República Portuguesa?
· Quais são os principais objectivos das leis contra a discriminação racial?
· O que se entende por discriminação racial?
· Quais são as práticas consideradas discriminatórias?
· Qual o regime sancionatório previsto na lei?
· Quais as sanções acessórias previstas na lei?
· Como e onde me devo dirigir para proceder à denúncia de práticas discriminatórias?
· Que entidades têm competência na aplicação das coimas?
· Como funciona a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial?
· Existem alguns casos de denúncia obrigatória?
· Para além da denúncia, há mais alguma coisa que eu posso fazer?