domingo, dezembro 17, 2006

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SOBRE O CONCEITO DE INCLUSÃO
OU DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA *
A "Declaração Mundial de Salamanca Acesso e Qualidade" (UNESCO, 1994), a propósito da Educação Formal, distingue entre um ensino integrado (que visa a integração) e um ensino inclusivo. Integrado quando a escola possibilita o acesso de cada aluno, mas este terá de se integrar no modelo e nas condições existentes. A Educação Inclusiva, pelo contrário, implica "um processo contínuo com o fim de aproveitar todos os recursos, especialmente os humanos, para promover a aprendizagem e a participação de todos, no seio da comunidade local (...)"(idem, AINSCOW, 1999)Estamos a falar de ensino e de processos ensino- aprendizagem, mas o mesmo se deve aplicar à sociedade civil, que, quanto a nós, deveria ser mais inclusiva. A escola não pode ser vista como uma "Ilha de Inclusão", contra outras ilhas sociais não-inclusivas. A inclusão deverá ser um processo social, de acolhimento, de participação e de aceitação do(s) outro(s), tal como são na sua identidade pessoal.
* vide "Percursos... em Nós III, Acolhimento. Ed: ACIME (Manual, DVD), p p. 14-15"

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