domingo, dezembro 17, 2006

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALTERIDADE

A ALTERIDADE É UMA RIQUEZA INQUESTIONÁVEL

O outro é um "eu" e a consciência disso é a maior das aprendizagens que se pode realizar.Kant definia a estupidez como a incapacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Estamos perante uma perspectiva moral e/ou ética, em que a educação e a aprendizagem se centra numa dimensão relacional, na qual o outro é um ser autonomo, o sujeito legislador universal.
Não nascemos inclusivos. Nascemos animais e a socialização e/ou educação forma o nosso carácter. Precisamos de ser educados ou pelo menos informados sobre o mundo de diferenças que existem à nossa volta. Por isso, à partida estamos desculpados se não soubermos respeitar os outros. Mas perdemos o perdão se nos recusarmos permanentemente a aprender o valor da diversidade. Penso que há muito a fazer neste plano da educação para a Inclusão e para a Cidadania.Este processo de aprendizagem para a inclusão, num primeiro momento,"passa por ganhar consciência que, por via das dinâmicas globais da sociedade contemporânea, todos estamos envolvidos em processos de acolhimento ou exclusão"*.Depois em processos colaborativos ou cooperativos, diz a mesma fonte (p. 16), "é possível dar um passo em frente e começar, progressivamente, a deixar de falar de um "NÓS" por oposição a um "ELES".

"in Percuros ...Em Nós III: ACIME, p. 15

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