segunda-feira, fevereiro 19, 2007

GRUPO AREA PROJECTO 12º B

Estamos de volta!
Depois desta pausa para descanso e reflexão, o Grupo do Blog 12ºB, regressa ao trabalho. Regressamos e com novos projectos. Para além da continuação do nosso trabalho de investigação, prometemos mais novidades, entre as quais as seguintes:
- criação de mais espaços de análise e discussão no nosso Blog;- reactualização do Blog com mais imagens e espaços de leitura (tal como nos foi sugerido por um(a) leitor(a);
- continuação das parcerias com várias Entidades, nomeadamente com o ACIME, com o Programa Escolhas, com o Programa de TV Nós, com todos os leitores/ participantes no Blog e, claro, com a Escola onde trabalhamos;
- organização em parceria de um Evento Multicultural na Escola, "coisa grande", que para já é segredo (não se pode revelar tudo, senão perde o interesse).
Fiquem connosco neste Projecto.
Sejam bem-vindos!
Grupo A.P. 12º B

domingo, fevereiro 11, 2007

PROJECTO INTERNACIONAL EMECE


Projecto Cidadania e Educação para os Média: EMECE Educacional and multicultural Project, between several european schools.

Projecto internacional e multicultural, entre várias Escolas da Europa, ao qual se associou Santo António:

- França

- Itália

- Roménia

- Portugal

Desenzano, 14 Dezembro 2006
http://www.emece.proformar.org/

Fotos do seminário de Desenzano:

www.emece.proformar.org/images/photos_desenzano/index.html

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO

Aproveitamos para agradecer a colaboração e o empenho dos Investigadores, Comentadores e Participantes.Uma palavra especial para os alunos/ investigadores que têm vido a realizar um bom trabalho.
Parabéns!
Em 2007, teremos que continuar a investir neste Projecto, no sentido de melhorar a qualidade do trabalho, tanto a nível da pesquisa bibliográfica, como a nível do trabalho de campo.

A PALAVRA AOS NOSSOS VISITANTES

"Se o que há na minha pele te faz lembrar do que eu Sofri, não te faz sentir o que eu senti.Se as marcas do meu sofrimento te fizeram feliz um dia, saiba que com seus sorrisos eu sofria.

" Não discrimine um imigrante porque nunca se sabe se um dia não somos nós.

29/1/07 20:37

A PALAVRA AOS NOSSOS VISITANTES

Muitos parabéns a tod@s @s que estão envolvid@s neste Blog.
O DIREITO À DIFERENÇA é uma temática que urge ser trabalhada cada vez mais e cada vez mais cedo nas escolas, pois "ser diferente é ser igual"!

A PALAVRA AOS NOSSOS VISITANTES

Queria dar-vos os parabéns,está um blog espectacular e um trabalho excelente.Continuem assim porque têm muita força de vontade e vale a pena aproveitar isso.Como aluna que ainda sou (porque a vida é uma escola)queria dizer que tudo na vida só é conseguido com esforço e que mais cedo ou mais tarde esse esforço é valorizado.
Por isso,FORÇA!!!
Um beijinho
Milene Bronze

LIBERDADE

LIBERDADE

“Liberdade é poder dizer “sim” ou “não”, faço-o ou não faço, digam o que disserem os meus chefes ou os demais; isto convém-me e eu quero-o, aquilo não me convém e, portanto, não o quero. Liberdade é decidir (…). Da primeira vez em que pensas no motivo da tua acção, a resposta à pergunta “porque faço isto?” é (…): “faço-o porque mo mandam fazer, porque é costume fazê-lo, porque me apetece”. Mas se pensares uma segunda vez, a coisa já muda de figura. (…). Não estarei eu a ser escravizado por quem manda em mim? (…) E se me mandarem fazer coisas que não me parecem convenientes, quando ordenaram ao comandante nazi que eliminasse os judeus do campo de concentração? Não poderá ser uma coisa “” – quer dizer, não me convir – por muito que ma mandem fazer, ou “boa” e conveniente mesmo que ninguém me mande que a faça?
O mesmo se passa com os costumes. Se não pensar mais do que uma vez no que faço, talvez me chegue a resposta de que ajo assim “por ser costume”. Mas porque diabo tenho de fazer sempre o que é costume fazer-se. (…) Como se fosse escravo dos que me rodeiam, por muito meus amigos que sejam, ou daquilo que fiz ontem, ou anteontem, e o meu passado! Se viver rodeado de gente que tem o costume de discriminar os negros e isso de maneira nenhuma me parecer bem, porque hei-de ter de imitar essa gente? Se contraí o costume de pedir dinheiro emprestado e de nunca o devolver, mas cada vez me dá mais vergonha fazê-lo, porque não poderei mudar de atitude e começar a partir de hoje mesmo a ser mais certo com as minhas contas? (…)”

SAVATER 1993). Ética para um Jovem. Lisboa: editorial Presença, p.44-45

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

PROGRAMA ESCOLHAS: CIDADE JOVEM DE SANTO ANTÓNIO


O Programa Escolhas 3ª Geração para a promoção da inclusão social arrancou no dia 1 de Dezembro com 120 projectos em Portugal Continental e ilhas, com os quais o Governo prevê beneficiar cerca de 40 mil crianças e jovens.
O Programa "Cidade Jovem" continua connosco na Escola de Santo António para acompanhar os nossos jovens nos seus projectos de vida.
A Área - Projecto "Direito à Diferença" da Turma 12º B está em sintonia com a "Cidade Jovem" com quem deseja trabalhar em iniciativas comuns.
Para já o nosso agradecimento às responsáveis/ coordenadoras, as psicologas Margarida e Sónia, pelo apoio que nos têm dado na organização da investigação de campo. Os Questionários estão excelentes e graças a eles (acredito!) vamos conseguir conhecer melhor a realidade da integração e os fenómenos do racismo e da xenofobia.
Luís Mourinha

UNIDADE, DIVERSIDADE, INTERCULTURALIDADE

http://www.acime.gov.pt/docs/Publicacoes/Acime/Livro_institucional_ACIME_Set.2006.pdf

ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

No ano em que celebra o seu 50º aniversário, a União Europeia escolhe 2007 como Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos. Porquê esta causa? Como se vai desenrolar o Ano? Ursula von der Leven, Ministra da Família da Alemanha e Vladimir Spidla, Comissário europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades dão resposta a estas questões num texto publicado no Diário de Notícias a 4 de Fevereiro de 2007.

CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

Concurso “ A minha escola contra a discriminação

No âmbito do "Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos" foi concebido o concurso “A minha escola contra a discriminação” que premiará acções desenvolvidas pelos alunos, que priviligiem a informação ou a formação contra a discriminação e o racismo e promovam o diálogo e a cooperação entre as diferentes pessoas e culturas.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos e desenvolvida conjuntamente com o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação, e com a colaboração da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Lançamento do concurso: 25 de Janeiro de 2007
Regulamento- consulte aqui o regulamento do concurso
Inscrições- consulte e imprima aqui a ficha de inscrição
Notícias relacionadas:O ano da Igualdade de OportunidadesAno da Igualdade: Governo pretende que sector público seja exemplo de boas práticas

IGUALDADE E DIFERENÇA

Artº 13, da Constituição da República Portuguesa, 2ª Edição, 1982:

- "Todos os Cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei"

Luís Mourinha

QUEM TEM MEDO DA DIFERENÇA?

QUESTÕES PARA REFLECTIR

Quem tem medo da Diferença? Se todos somos diferentes, porque não aceitar as diferenças dos outros? Será a diferença um handicap ou pelo contrário uma vantagem?
O que poderá resultar da igualdade? NADA! Melhor: POUCO!
E da Diferença vivida em comunhão, o que poderá resultar? TUDO!

Igualdade só de oportunidades! A diferença, para além de uma realidade manifesta, é um direito constitucional.

Luís Mourinha