sábado, janeiro 13, 2007

ALGUMAS REFERÊNCIAS

ALGUMAS REFERÊNCIAS

A melhor definição de Cultura que já li é a mais simples de todas. Aliás, a simplicidade é parceira da verdade (acho eu). Li que Cultura é tudo o que o Homem faz e pensa, incluindo aqui, claro está, todo o saber e experiência que herdamos dos nossos antepassados. Assim, cultura supõe tradições, costumes, valores, enfim, formas de estar e de ser connosco próprios e com os outros seres (no sentido global ou ecológico), tudo e todos aos quais nos temos que adaptar continuamente, diáriamente, sempre, ao longo da nossa vida.
Já não me lembro onde li, nem interessa para o caso; devo ter lido algures num qualquer Livro de Filosofia, onde, pelos vistos, ainda se aprende alguma coisa (ao contrário do que muita gente diz).Esta definição só por si diz tudo; é muito geral, eu sei, mas resume a nossa própria definição enquanto seres humanos. Resume e refere-se ao que fazemos e como o fazemos, determinados pelo meio envolvente e pela nossa dimensão psicológica e/ ou mental, supostamente, racional (pensamento). Somos pois o que pensamos influenciados pelo que recebemos do meio social.
E o meio somos todos, como muitas vezes se ouve dizer: a sociedade somos todos. Por isso o processo de aculturação ou descoberta ou adaptação a uma cultura diferente é global e ao mesmo tempo pessoal, porque depende de nós, de todos nós. A integração é o mesmo (penso eu), uma vez que implica o saber estar contínuo e permanente (diário), de todos e para todos. Ou seja, a integração e também a aculturação não são fenómenos exclusivos dos imigrantes e dos estrangeiros, mas de todos em cada dia a cada momento. Afinal, viver só por si é isso mesmo: adaptação e integração.

Ass: Prof. Luís Mourinha

1 comentário:

milene disse...

Queria dar-vos os parabéns,está um blog espectacular e um trabalho excelente.Continuem assim porque têm muita força de vontade e vale a pena aproveitar isso.Como aluna que ainda sou (porque a vida é uma escola)queria dizer que tudo na vida só é conseguido com esforço e que mais cedo ou mais tarde esse esforço é valorizado.Por isso,FORÇA!!!

um beijinho
Milene Bronze