sexta-feira, novembro 28, 2008

Ku es Blog

Ku es Blog

no misti sedu voz di djintis kontra indiferença i un grito a favor di diferença.I di diferença di djintis i di kultura ki ta nansi luz, comprienson i riqueza. No ka na papia di dinhero ou di kusas material, ma di construçon di un mundu mindjor, mas dignu i humanu, nin si na sedo son no mundu piquininu.Djintis ki kumpu es blog i djintis qui aposta nes ideias i ki sta na fazi un investigaçon pa Identidade i Diferença. No na escribi li no ideia i no oipinion.No na konta ku bô participaçon.Bim participa i bim kontano ke ki bo ta pensa!
Sedu Benvindo!!!
Margarida Silva (Cidade Jovem)

Recordar o Projecto Entreculturas

Inspirados no Projecto Educativo de Escola, com o tema “Multiculturalidade”, o Projecto “Direito à Diferença” celebrou a convivência e a coexistência de culturas diferentes. Neste sentido, os alunos do 12º B e a Cidade Jovem desenvolveram um projecto de investigação sobre os temas da multiculturalidade e os problemas inerentes à vivência entre culturas diferentes. Na Escola coabitam pessoas de 14 nacionalidades e ascendências diversas. Para além da investigação teórica e da “pesquisa de campo”, foram estabelecidos vários protocolos e actividades. Nestes contactos fizemos descobertas e aprendemos muito sobre os outros e sobre nós próprios.A diversidade e o respeito pelos outros foram o lema para as várias iniciativas.Descobrimos que a diversidade é uma riqueza incomensurável e que em torno das diferenças de cada um se podem construir “identidades”, pontos de contacto entre pessoas e povos. Neste sentido, embora em pequena escala, o Projecto da Escola de Santo António poderia ser visto como um “espelho” para a grande escala - o Mundo. Funcionou como uma ponte multi-direccional entre pessoas e perspectivas de vida.Com a colaboração e apoio de várias entidades, entre elas, o ACIME, a D.G.I.D.C. (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Cultural), o Programa Escolhas, a RTP 2 (Programa Nós), a Amnistia Internacional, o Cidade Jovem e a Câmara Municipal, entre outros, organizaram-se colóquios, publicações, exposições e em Maio uma Festa Multicultural que encheu de cor e de vida o Pavilhão da Escola, onde estiveram presentes alunos, pais, Autarquias, Grupos Desportivos e Culturais.Como suporte do Projecto, criámos a nossa casa virtual, ao mesmo tempo um Porto de Abrigo e um veículo de divulgação na rede mundial. Construímos um Blogue que transmitiu a nossa mensagem e serviu de local de encontro de cibernautas, em http://www.areaprojecto1.blogspot.com/ .
Descobrimos que a amizade e a partilha são o trilho que se deve percorrer. Em vez da competição optámos pela cooperação; em vez do preconceito, a compreensão.Foi assim em 2006/ 2007. Foi excelente! Foi uma experiência de prazer e de aprendizagens significativas para professores e alunos, em particular, e para a Comunidade Educativa em geral. Resultou especialmente pelo empenho e motivação em torno de um lema comum: “O Direito à Diferença”.Foi e continuará a ser. Este ano iniciámos um novo percurso, com outro Projecto, denominado por CODEC (Comunicação e Diversidade Cultural), empenhados à procura da nossa identidade, como sempre, mergulhada na imensidão das diferenças culturais.
Prof. Luís Manuel Mourinha

domingo, novembro 16, 2008

A PESSOA E APOLOGIA DA DIVERSIDADE

No último Artigo escrevi sobre a “pessoa” que está em cada um de nós, por intermédio da língua que falamos, a cultura partilhada, no nosso caso a “portugalidade”.
Sempre me fascinou o sentido oculto da “persona” do latim, que os gregos antigos conotaram com a “máscara” que existe em cada um de nós. Tudo isto me transporta numa viagem até às máscaras do poeta, Fernando Pessoa, que, melhor que ninguém se desdobrou um múltiplas “pessoas”, personalidades distintas e ao mesmo tempo complementares. Seria interessante se conseguíssemos perceber quantas e quais as máscaras que estão contidas na nossa pessoa!?
Não sei se este é o Fernando Pessoa dos académicos, dos grandes estudiosos da literatura portuguesa. Provavelmente nem estou a abordar o poeta como deve ser!? Mas suponho que ele tenha percebido, melhor que ninguém, a multiplicidade interior que há em nós. É como se cada um fosse diverso, múltiplo e plural, o que vai ao encontro da noção de persona cultural, como se diz hoje, multicultural. Por isso (e não só), nunca perco a oportunidade para celebrar a multiculturalidade que há em mim e que estava presente nos escritos do poeta.
Estou convencido que é isso que nos marca e demarca como povo; essa tendência e presença de diversidade em cada português, mesmo naqueles que ainda não se aperceberam disso. Curiosa é a identidade entre o que o poeta escreveu e aquilo que somos: o Modernismo assentava nessa diversidade e pluralidade, na nossa alma de cidadãos diversos interiormente; múltiplos com várias máscaras, identidades, seres inquietos á procura do que realmente somos.
Gostaria de aproveitar o privilégio de poder escrever no Margem Sul para fazer a Apologia da Diversidade, quer através do grande mensageiro que foi Pessoa, quer através de iniciativas que as Escolas e outras Entidades continuam a fazer em nome desta “causa”. Primeiro, o elogio ao facto de nas Escolas ainda se aprender (estudar) Fernando pessoa e “as pessoas que ele contém”. Em segundo lugar, aproveitar para reforçar a ideia de que as Escolas continuam a ser os poucos espaços em que se respeita e estimula a diversidade. A Cidadania e a Ética continuam a ser preocupação de Professores e Educadores, mesmo quando lá fora (das Escolas) prevalece o individualismo e o egoísmo atroz. Estou convencido que o nosso maior deficit é de cidadania, muito pior do que o deficit económico. Precisamente quando não conseguimos ver o outro que há em cada pessoa. “Viver é ser outro”, dizia Bernardo Soares (heterónimo).
Só a consciência deste mal nos poderá conduzir a um bem. O mal é o individualismo capitalista que se apoderou de nós; o bem é a diversidade, uma riqueza, talvez a maior das riquezas: a aceitação da pessoa múltipla que existe em cada de nós. Deixo-vos a palavra do Poeta: “Sê plural como o Universo” e também alguns Sites que celebram e estudam a multiculturalidade muitas vezes em conflito aparente com a globalização:

http://olhosdever.wordpress.com/2008/04/14/multiculturalidade/

http://www.apfilosofia.org/documentos/pdf/JMAndreIdentidade(s)_Multiculturalismo.pdf

http://www.areaprojecto1.blogspot.com/



Luís Manuel Mourinha
in Jornal Margem Sul
Barreiro

quarta-feira, novembro 12, 2008

Ku es blog


no misti sedu voz di djintis kontra indiferença i un grito a favor di diferença.I di diferença di djintis i di kultura ki ta nansi luz, comprienson i riqueza. No ka na papia di dinhero ou di kusas material, ma di construçon di un mundu mindjor, mas dignu i humanu, nin si na sedo son no mundu piquininu.Djintis ki kumpu es blog i djintis qui aposta nes ideias i ki sta na fazi un investigaçon pa Identidade i Diferença. No na escribi li no ideia i no oipinion.No na konta ku bô participaçon.Bim participa i bim kontano ke ki bo ta pensa!

Sedu Benvindo!!!

terça-feira, novembro 11, 2008

With this blog we aim to stop with indifference and claim for the benefits of difference(s).Personal and cultural differences make light understandings and wealth emerge. This is not about money or material things. It's about making our little world a better one: more human, united and dignified.This blog's authors defend these ideals and they are developing an investigation about Identity and the Differences.We will publish our conclusions, ideas and opinions here.We count with your participation.
Share you opinion(s) with us.
Be welcome!