quinta-feira, junho 21, 2007

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO


PELO DIREITO À DIFERENÇA



REPORTAGEM DA RTP DISPONIVEL EM DVD





A Reportagem sobre a Escola Básica e Secundária de Santo António, emitida no dia 20 de Maio de 2007, Domingo, às 10h, no Programa "Nós", da RTP 2, pode ser vista em DVD.

Tratou-se de uma Reportagem sobre a Semana Entreculturas - Festa Multicultural, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio, a propósito do Programa"Viver os Direitos Humanos" da DGIDC, do Concurso "A Minha Escola Contra a Discriminação" e no âmbito da Área Projecto: "Direito à Diferença" da Turma 12º B, com a participação, da DGIDC, da Amnistia Internacional, da Câmara Municipal do Barreiro, da Forum Estudante, do Progama Nós e da TSF.
Luís Mourinha

O PROJECTO IDENTIDADE(S) E DIFERNÇAS CULTURAIS E O PROJECTO VIVER OS DIREITOS HUMANOS DA DGIDC EM SANTO ANTÓNIO



O projecto "Direito à Diferença" da turma 12º B faz parte do Programa "Viver os Direitos Humanos", que visa promover as boas práticas nas Escolas, no que diz respeito à promoção dos valores da Igualdade e da Diferença, organizado pela D.G.I.D.C. e pela Secção portuguesa da Amnistia Internacional.


"O Projecto “Viver os direitos humanos”, a realizar no ano lectivo em curso, é uma parceria entre a DGIDC e a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI), que pretende envolver escolas do ensino básico e secundário que tenham Clubes, Núcleos ou Oficinas a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania.Razões justificativas:
- A reconhecida importância do trabalho de parceria, entre instituições públicas e da sociedade civil, no âmbito do Programa Mundial para a Educação em Matéria de Direitos Humanos, cuja primeira fase decorre entre 2005-07.
- A necessidade de divulgar boas práticas de educação para os direitos humanos, com base em actividades significativas, devidamente enquadradas e sistematizadas.Objectivos fundamentais:
- Motivar o desenvolvimento de projectos com uma marcada dimensão prática, em colaboração com as associações de pais, as autarquias e outras instituições.
- Desenvolver actividades de sensibilização e formação com professores, alunos e outros elementos da comunidade escolar.
- Produzir materiais para divulgação de boas práticas de educação para os direitos humanos.Principais actividades:
- Inscrição das escolas/Clubes e Núcleos a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania, através do preenchimento de uma ficha online, a disponibilizar no site da DGIDC.
- Organização on-line do projecto: apresentação, plano e calendarização das actividades; divulgação dos projectos das escolas; troca de materiais e de experiências entre todos os intervenientes; email de grupo/escolas para levantar questões, divulgar eventos, etc.
- Realização de acções (um dia) de sensibilização nas escolas: durante a manhã, uma parte informativa e uma parte prática com actividades e mostra de materiais, a cargo de elementos da DGIDC e da AI; durante a tarde, participação das escolas com intervenções de professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa.
- Cedência de materiais pela AI e DGIDC (cartazes, vídeos, filmes, DVD’s, livros, etc.), para as escolas montarem exposições e/ou organizarem sessões de divulgação e debate sobre questões de direitos humanos e cidadania.
- Selecção e recolha de materiais dos projectos das escolas participantes.Produto final:
- A edição de um material de boas práticas de educação para os direitos humanos, em suporte a determinar (pode ser um DVD, uma brochura, etc.), conforme os projectos apresentados e os materiais seleccionados. "


DGIDC, Novembro 2006.

quarta-feira, junho 13, 2007

domingo, junho 10, 2007

E AGORA?

E agora? Depois deste mega super ultra Projecto, o que se segue?

Depois disto tudo, deste enorme investimento num Projecto Educativo ao longo deste ano lectivo, o que fazer a seguir? Deixar cair o Blog ou dar-lhe continuidade?
Depois de uma visita diária (quase diária!), com publicações e comentários, que passaram a fazer parte do nosso modus de vida e das tarefas profissionais, que fazer agora?
Depois de tantos amigos e amizades construídas ao longo de um ano, entre as quais, o ACIME, o ESCOLHAS, o Cidade Jovem, o NÓS e muitos outros, que fazer agora?
Alguém que responda, para além da urgência dos Créditos, dos Pontos, dos Méritos e/ ou desilusões profissionais, alguém que nos diga se valeu a pena ou se andámos a perder o nosso tempo, que poderia ser ocupado na praia ou na esplanada do Café mais próximo?

Ass: Direito à Diferença

DIREITO À DIFERENÇA

Com este Blog,

pretendemos ser uma voz partilhada contra a indiferença e um grito ponderado a favor da diferença. Das diferenças pessoais e culturais nasce a luz, a compreensão e a riqueza. Não estamos a falar de dinheiro ou de bens materiais, mas da construção de um mundo melhor, mais digno e humano, nem que seja apenas o nosso pequeno mundo.São autores deste Blog várias pessoas que apostaram nestes ideais e que estão a desenvolver uma investigação sobre a(s) Identidade(s) e as Diferenças.
Vamos publicando aqui as nossas conclusões, ideias e opiniões.
Contamos também com a vossa participação.
Participem e partilhem as vossas ideias connosco.
Sejam Bem-vindos!
Ku es blog...
no misti sedu voz di djintis kontra indiferença i un grito a favor di diferença.I di diferença di djintis i di kultura ki ta nansi luz, comprienson i riqueza. No ka na papia di dinhero ou di kusas material, ma di construçon di un mundu mindjor, mas dignu i humanu, nin si na sedo son no mundu piquininu.Djintis ki kumpu es blog i djintis qui aposta nes ideias i ki sta na fazi un investigaçon pa Identidade i Diferença. No na escribi li no ideia i no oipinion.No na konta ku bô participaçon.
Bim participa i bim kontano ke ki bo ta pensa!
Sedu Benvindo!!!

sexta-feira, junho 08, 2007

A ÁREA PROJECTO EM SINTONIA COM O PROGRAMA ESCOLHAS

O Programa Escolhas 3ª Geração para a promoção da inclusão social arrancou no dia 1 de Dezembro com 120 projectos em Portugal Continental e ilhas, com os quais o Governo prevê beneficiar cerca de 40 mil crianças e jovens.O Programa "Cidade Jovem" continua connosco na Escola de Santo António para acompanhar os nossos jovens nos seus projectos de vida.
A Área - Projecto "Direito à Diferença" da Turma 12º B está em sintonia com a "Cidade Jovem" com quem deseja trabalhar em iniciativas comuns.Para já o nosso agradecimento às responsáveis/ coordenadoras, as psicologas Margarida Silva e Sónia Garrucho, pelo apoio que nos têm dado na organização da investigação/ trabalho de campo. Os Questionários estão excelentes, forma já aplicados e graças a eles (acredito!) vamos conseguir conhecer melhor a realidade da integração e os fenómenos do racismo e da xenofobia. Para além disso, a "Semana Entreculturas", nos dias 2, 3 e 4 de Maio foram um sucesso graças ao trabalho conjunto e ao empenho dos alunos, o que se traduziu numa grandiosa festa da Multiculturalidade.
Prof. Luís Mourinha

quinta-feira, junho 07, 2007

SEMANA ENTRECULTURAS NO PORTAL DA EDUCAÇÃO

in Portal da Educação do Ministério da Educação


http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.drel.min-edu.pt/


Semana Entreculturas
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Secundário de Santo António
11-05-2007



"A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Secundário de Santo António aderiu ao concurso “A Minha Escola no Combate à Discriminação”, lançado pelo Ministério da Educação. Este concurso tem como objectivos premiar acções desenvolvidas pelos alunos que privilegiem a formação contra a discriminação e o racismo, promovendo o diálogo e a cooperação entre diferentes pessoas e culturas.
Este concurso é uma das iniciativas no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades Para Todos e é desenvolvido conjuntamente pelo ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas) e a DGIDC, com a colaboração da Comissão Para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
A EB 2,3/S de Santo António, ao aderir a esta iniciativa, concebeu um projecto de intervenção que tem estado a ser desenvolvido pelos alunos do 12º ano e pelo Projecto Cidade Jovem-Programa Escolhas.
É neste âmbito que surge a Semana Entreculturas que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio e que culminou no espectáculo “Noite Multicultural” que decorreu na noite de dia 4.
Durante a Semana Entreculturas foram várias as actividade desenvolvidas na Escola: Desportos do Mundo, espectáculos de dança no palco exterior montado para o efeito, karaoke, desfile de trajes africanos, workshops de hip-hop, kuduro, kizomba e indoor kiting, conferências e palestras com a presença do ACIME e da Amnistia Internacional, participação no programa da RTP2 “Nós” e da TSF “Entre nós”, gastronomia africana, exposições e Aula Aberta – 25 Abril de 1974, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Todas as actividades contaram com a participação e empenhamento de alunos, da Associação de Estudantes, de professores, funcionários e dos pais e encarregados de educação, bem como dos técnicos do Projecto Cidade Jovem. Os eventos foram patrocinados pela Câmara Municipal do Barreiro, Junta de Freguesia de Santo António e Pastelarias Princesa e tiveram ainda a colaboração da Associação Persona, Projecto
Educ@rte, Amnistia Internacional e ACIME.
Numa Escola em que, dos 685 alunos, 71 são estrangeiros (10,4%), 184 são filhos de estrangeiros(26,9%) e 20 são de etnia cigana (2,9%) e em que convivem 12 nacionalidades diferentes (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, China, S. Tomé e Princípe, Espanha, Índia, França, Senegal, Brasil e Portugal), iniciativas deste âmbito são um valioso contributo para uma efectiva integração de todos os jovens na escola e também na comunidade onde se encontram inseridos.
A EB2,3/S de Santo António está presente de 4 a 11 de Maio no Fórum do Barreiro, no âmbito do projecto “Barreiro Solidário”. A EB2,3/S de Santo António, como parceira activa da Rede Social do Barreiro, aderiu a esta iniciativa da CMB e do CLASB, levando a cabo, naquele espaço, uma exposição/venda de trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Artes Florais e do Curso Profissional de Técnico de Vitrinismo. Neste espaço, inaugurado no dia 4 com a presença do Sr. Presidente da CMB e da Sra. Vereadora da Cultura, os visitantes podem também usufruir de uma “Oficina Viva”, onde os alunos efectuam trabalhos para venda e exposição."




ESCOLA DE SANTO ANTÓNIO NO PORTAL DA EDUCAÇÃO

Semana Entreculturas no Portal de Educação do Ministério da Educação.



Este Site do Ministério da Educação publicou a Actividade da Semana Multicultural da Escola, no âmbito do Concurso "A Minha Escola Contra a Discriminação".
Este evento decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio e foi uma organização da Área- Projecto do 12º B, da Cidade Jovem (Programa Escolhas) e do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Santo António do Barreiro. Com esta iniciativa participámos no Programa / Concurso do Ministério da Educação, com o objectivo de sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para o valor das diferenças culturais e para a luta contra a discriminação social e cultural.
O Portal pode ser consultado em:
(Clicar em "Feira Pedagógica" e depois em "Semana Entreculturas")

http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.drel.min-edu.pt/

terça-feira, junho 05, 2007

DIREITO À DIFERENÇA



E agora? Depois deste mega super ultra Projecto, o que se segue?

Depois disto tudo, deste enorme investimento num Projecto Educativo ao longo deste ano lectivo, o que fazer a seguir? Deixar cair o Blog ou dar-lhe continuidade?

Depois de uma visita diária (quase diária!), com publicações e comentários, que passaram a fazer parte do nosso modus de vida e das tarefas profissionais, que fazer agora?

Depois de tantos amigos e amizades construídas ao longo de um ano, entre as quais, o ACIME, o ESCOLHAS, o Cidade Jovem, o NÓS e muitos outros, que fazer agora?

Alguém que responda, para além da urgência dos Créditos, dos Pontos, dos Méritos e/ ou desilusões profissionais, alguém que nos diga se valeu a pena ou se andámos a perder o nosso tempo, que poderia ser ocupado na praia ou na esplanada do Café mais próximo?

Ass: Direito à Diferença