quinta-feira, junho 21, 2007

O PROJECTO IDENTIDADE(S) E DIFERNÇAS CULTURAIS E O PROJECTO VIVER OS DIREITOS HUMANOS DA DGIDC EM SANTO ANTÓNIO



O projecto "Direito à Diferença" da turma 12º B faz parte do Programa "Viver os Direitos Humanos", que visa promover as boas práticas nas Escolas, no que diz respeito à promoção dos valores da Igualdade e da Diferença, organizado pela D.G.I.D.C. e pela Secção portuguesa da Amnistia Internacional.


"O Projecto “Viver os direitos humanos”, a realizar no ano lectivo em curso, é uma parceria entre a DGIDC e a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI), que pretende envolver escolas do ensino básico e secundário que tenham Clubes, Núcleos ou Oficinas a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania.Razões justificativas:
- A reconhecida importância do trabalho de parceria, entre instituições públicas e da sociedade civil, no âmbito do Programa Mundial para a Educação em Matéria de Direitos Humanos, cuja primeira fase decorre entre 2005-07.
- A necessidade de divulgar boas práticas de educação para os direitos humanos, com base em actividades significativas, devidamente enquadradas e sistematizadas.Objectivos fundamentais:
- Motivar o desenvolvimento de projectos com uma marcada dimensão prática, em colaboração com as associações de pais, as autarquias e outras instituições.
- Desenvolver actividades de sensibilização e formação com professores, alunos e outros elementos da comunidade escolar.
- Produzir materiais para divulgação de boas práticas de educação para os direitos humanos.Principais actividades:
- Inscrição das escolas/Clubes e Núcleos a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania, através do preenchimento de uma ficha online, a disponibilizar no site da DGIDC.
- Organização on-line do projecto: apresentação, plano e calendarização das actividades; divulgação dos projectos das escolas; troca de materiais e de experiências entre todos os intervenientes; email de grupo/escolas para levantar questões, divulgar eventos, etc.
- Realização de acções (um dia) de sensibilização nas escolas: durante a manhã, uma parte informativa e uma parte prática com actividades e mostra de materiais, a cargo de elementos da DGIDC e da AI; durante a tarde, participação das escolas com intervenções de professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa.
- Cedência de materiais pela AI e DGIDC (cartazes, vídeos, filmes, DVD’s, livros, etc.), para as escolas montarem exposições e/ou organizarem sessões de divulgação e debate sobre questões de direitos humanos e cidadania.
- Selecção e recolha de materiais dos projectos das escolas participantes.Produto final:
- A edição de um material de boas práticas de educação para os direitos humanos, em suporte a determinar (pode ser um DVD, uma brochura, etc.), conforme os projectos apresentados e os materiais seleccionados. "


DGIDC, Novembro 2006.

2 comentários:

Anónimo disse...

O primeiro que traçando uma vedação à volta de um terreno se decidiu a dizer isto é meu e deparou com gente suficientemente simples para lhe dar ouvidos, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores teria poupado ao género humano quem, arrancando as estacas ou tapando a vala da cerca, tivesse então gritado aos seus semelhantes: não deis ouvidos a este impostor; estais perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a Terra não é de ninguém!


ROUSSEAU, Discurso sobre a Origem e o Fundamento da Desigualdade entre os Homens.

Anónimo disse...

O primeiro que traçando uma vedação à volta de um terreno se decidiu a dizer isto é meu e deparou com gente suficientemente simples para lhe dar ouvidos, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores teria poupado ao género humano quem, arrancando as estacas ou tapando a vala da cerca, tivesse então gritado aos seus semelhantes: não deis ouvidos a este impostor; estais perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a Terra não é de ninguém!


ROUSSEAU, Discurso sobre a Origem e o Fundamento da Desigualdade entre os Homens.