quinta-feira, junho 21, 2007
REPORTAGEM DA RTP DISPONIVEL EM DVD
Tratou-se de uma Reportagem sobre a Semana Entreculturas - Festa Multicultural, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio, a propósito do Programa"Viver os Direitos Humanos" da DGIDC, do Concurso "A Minha Escola Contra a Discriminação" e no âmbito da Área Projecto: "Direito à Diferença" da Turma 12º B, com a participação, da DGIDC, da Amnistia Internacional, da Câmara Municipal do Barreiro, da Forum Estudante, do Progama Nós e da TSF.
Luís Mourinha
O PROJECTO IDENTIDADE(S) E DIFERNÇAS CULTURAIS E O PROJECTO VIVER OS DIREITOS HUMANOS DA DGIDC EM SANTO ANTÓNIO
O projecto "Direito à Diferença" da turma 12º B faz parte do Programa "Viver os Direitos Humanos", que visa promover as boas práticas nas Escolas, no que diz respeito à promoção dos valores da Igualdade e da Diferença, organizado pela D.G.I.D.C. e pela Secção portuguesa da Amnistia Internacional.
"O Projecto “Viver os direitos humanos”, a realizar no ano lectivo em curso, é uma parceria entre a DGIDC e a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI), que pretende envolver escolas do ensino básico e secundário que tenham Clubes, Núcleos ou Oficinas a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania.Razões justificativas:
- A reconhecida importância do trabalho de parceria, entre instituições públicas e da sociedade civil, no âmbito do Programa Mundial para a Educação em Matéria de Direitos Humanos, cuja primeira fase decorre entre 2005-07.
- A necessidade de divulgar boas práticas de educação para os direitos humanos, com base em actividades significativas, devidamente enquadradas e sistematizadas.Objectivos fundamentais:
- Motivar o desenvolvimento de projectos com uma marcada dimensão prática, em colaboração com as associações de pais, as autarquias e outras instituições.
- Desenvolver actividades de sensibilização e formação com professores, alunos e outros elementos da comunidade escolar.
- Produzir materiais para divulgação de boas práticas de educação para os direitos humanos.Principais actividades:
- Inscrição das escolas/Clubes e Núcleos a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania, através do preenchimento de uma ficha online, a disponibilizar no site da DGIDC.
- Organização on-line do projecto: apresentação, plano e calendarização das actividades; divulgação dos projectos das escolas; troca de materiais e de experiências entre todos os intervenientes; email de grupo/escolas para levantar questões, divulgar eventos, etc.
- Realização de acções (um dia) de sensibilização nas escolas: durante a manhã, uma parte informativa e uma parte prática com actividades e mostra de materiais, a cargo de elementos da DGIDC e da AI; durante a tarde, participação das escolas com intervenções de professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa.
- Cedência de materiais pela AI e DGIDC (cartazes, vídeos, filmes, DVD’s, livros, etc.), para as escolas montarem exposições e/ou organizarem sessões de divulgação e debate sobre questões de direitos humanos e cidadania.
- Selecção e recolha de materiais dos projectos das escolas participantes.Produto final:
- A edição de um material de boas práticas de educação para os direitos humanos, em suporte a determinar (pode ser um DVD, uma brochura, etc.), conforme os projectos apresentados e os materiais seleccionados. "
quarta-feira, junho 13, 2007
domingo, junho 10, 2007
E AGORA?
Depois disto tudo, deste enorme investimento num Projecto Educativo ao longo deste ano lectivo, o que fazer a seguir? Deixar cair o Blog ou dar-lhe continuidade?
Depois de uma visita diária (quase diária!), com publicações e comentários, que passaram a fazer parte do nosso modus de vida e das tarefas profissionais, que fazer agora?
Depois de tantos amigos e amizades construídas ao longo de um ano, entre as quais, o ACIME, o ESCOLHAS, o Cidade Jovem, o NÓS e muitos outros, que fazer agora?
Alguém que responda, para além da urgência dos Créditos, dos Pontos, dos Méritos e/ ou desilusões profissionais, alguém que nos diga se valeu a pena ou se andámos a perder o nosso tempo, que poderia ser ocupado na praia ou na esplanada do Café mais próximo?
Ass: Direito à Diferença
DIREITO À DIFERENÇA
sexta-feira, junho 08, 2007
A ÁREA PROJECTO EM SINTONIA COM O PROGRAMA ESCOLHAS
quinta-feira, junho 07, 2007
SEMANA ENTRECULTURAS NO PORTAL DA EDUCAÇÃO
http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.drel.min-edu.pt/
Semana Entreculturas
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Secundário de Santo António
11-05-2007
"A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Secundário de Santo António aderiu ao concurso “A Minha Escola no Combate à Discriminação”, lançado pelo Ministério da Educação. Este concurso tem como objectivos premiar acções desenvolvidas pelos alunos que privilegiem a formação contra a discriminação e o racismo, promovendo o diálogo e a cooperação entre diferentes pessoas e culturas.
Este concurso é uma das iniciativas no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades Para Todos e é desenvolvido conjuntamente pelo ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas) e a DGIDC, com a colaboração da Comissão Para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
A EB 2,3/S de Santo António, ao aderir a esta iniciativa, concebeu um projecto de intervenção que tem estado a ser desenvolvido pelos alunos do 12º ano e pelo Projecto Cidade Jovem-Programa Escolhas.
É neste âmbito que surge a Semana Entreculturas que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio e que culminou no espectáculo “Noite Multicultural” que decorreu na noite de dia 4.
Durante a Semana Entreculturas foram várias as actividade desenvolvidas na Escola: Desportos do Mundo, espectáculos de dança no palco exterior montado para o efeito, karaoke, desfile de trajes africanos, workshops de hip-hop, kuduro, kizomba e indoor kiting, conferências e palestras com a presença do ACIME e da Amnistia Internacional, participação no programa da RTP2 “Nós” e da TSF “Entre nós”, gastronomia africana, exposições e Aula Aberta – 25 Abril de 1974, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Todas as actividades contaram com a participação e empenhamento de alunos, da Associação de Estudantes, de professores, funcionários e dos pais e encarregados de educação, bem como dos técnicos do Projecto Cidade Jovem. Os eventos foram patrocinados pela Câmara Municipal do Barreiro, Junta de Freguesia de Santo António e Pastelarias Princesa e tiveram ainda a colaboração da Associação Persona, Projecto Educ@rte, Amnistia Internacional e ACIME.
Numa Escola em que, dos 685 alunos, 71 são estrangeiros (10,4%), 184 são filhos de estrangeiros(26,9%) e 20 são de etnia cigana (2,9%) e em que convivem 12 nacionalidades diferentes (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, China, S. Tomé e Princípe, Espanha, Índia, França, Senegal, Brasil e Portugal), iniciativas deste âmbito são um valioso contributo para uma efectiva integração de todos os jovens na escola e também na comunidade onde se encontram inseridos.
A EB2,3/S de Santo António está presente de 4 a 11 de Maio no Fórum do Barreiro, no âmbito do projecto “Barreiro Solidário”. A EB2,3/S de Santo António, como parceira activa da Rede Social do Barreiro, aderiu a esta iniciativa da CMB e do CLASB, levando a cabo, naquele espaço, uma exposição/venda de trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Artes Florais e do Curso Profissional de Técnico de Vitrinismo. Neste espaço, inaugurado no dia 4 com a presença do Sr. Presidente da CMB e da Sra. Vereadora da Cultura, os visitantes podem também usufruir de uma “Oficina Viva”, onde os alunos efectuam trabalhos para venda e exposição."
ESCOLA DE SANTO ANTÓNIO NO PORTAL DA EDUCAÇÃO
(Clicar em "Feira Pedagógica" e depois em "Semana Entreculturas")
http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.drel.min-edu.pt/
terça-feira, junho 05, 2007
DIREITO À DIFERENÇA
E agora? Depois deste mega super ultra Projecto, o que se segue?
Depois disto tudo, deste enorme investimento num Projecto Educativo ao longo deste ano lectivo, o que fazer a seguir? Deixar cair o Blog ou dar-lhe continuidade?
Depois de uma visita diária (quase diária!), com publicações e comentários, que passaram a fazer parte do nosso modus de vida e das tarefas profissionais, que fazer agora?
Depois de tantos amigos e amizades construídas ao longo de um ano, entre as quais, o ACIME, o ESCOLHAS, o Cidade Jovem, o NÓS e muitos outros, que fazer agora?
Alguém que responda, para além da urgência dos Créditos, dos Pontos, dos Méritos e/ ou desilusões profissionais, alguém que nos diga se valeu a pena ou se andámos a perder o nosso tempo, que poderia ser ocupado na praia ou na esplanada do Café mais próximo?
Ass: Direito à Diferença