sexta-feira, abril 13, 2007

TEXTO CONJUNTO

DIREITO À DIFERENÇA”


AMOR
SONHO
PROJECTO

TOLERÂNCIA
COOPERAÇÃO
AMIZADE
RESPEITO
IGUALDADE
PARTILHA

CULTURA (S)
VERDADE


Estes são os ingredientes fundamentais do nosso Projecto. Poderíamos referir outros, mas estes são os que melhor descrevem o nosso trabalho e o nosso ideal: O DIREITO À DIFERENÇA!
Tem sido neste sentido que temos desenvolvido a nossa investigação na escola Básica e Secundária de Santo António do Barreiro. Somos um Grupo de Professores e alunos de Área Projecto 12º Ano (Turma 12º B), que assumimos o Projecto Educativo da escola, num Projecto contra a discriminação e a favor da Tolerância, da Cooperação e da Solidariedade. Pertencemos a uma Escola extraordinária. Extraordinária, porque nela se vive e convive com a diferença cultural; uma Escola com 14 nacionalidades diferentes, todos juntos a tentar construir uma “identidade” comum.
Fazemos parte do Programa “Viver os Direitos Humanos” da DGIDC (Ministério da Educação) e participámos no “Dia Mundial da Poesia”. No dia 21 de Março apresentámos o nosso Projecto, lemos poesia da nossa autoria (Cátia Pimenta) e assim pudemos partilhar com outras Escolas as nossas experiências. Foi um dia fora do comum. Gostámos! Participámos também na divulgação dos DVD “Percursos em Nós” do ACIME.
Enfim, já temos vários parceiros que nos têm ajudado a construir este sonho, entre eles o ACIME. O Escolhas, o Nós, entre outros. Somos privilegiados por já termos conseguido edificar tantas amizades. E por isso desejamos continuar até que a nossa voz seja ouvida. Para nos fazermos ouvir “ construímos uma casa virtual”, o nosso Porto de Abrigo, um Blog, onde publicamos os nossos trabalhos de investigação e onde aceitamos debater e reflectir assuntos e problemas da actualidade, que pode ser consultado em:
http://www.areaprojecto1.blogspot.com/

De futuro, as nossa grande apostas são:
- Divulgar a mensagem, de que as diferenças culturais são riquezas, que devemos preservar;
- Reconhecer que nenhum Ser Humano é superior a outro;
- Transmitir a ideia de que recebemos influência de vária culturas e que por isso não somos seres nacionais, mas cidadãos do mundo.

Ah (!) e já agora, não queríamos esquecer que em Maio vamos Organizar aqui na escola um "Viagem pelo Mundo das Culturas”, nos dias 2, 3 e 4 de Maio, através de uma Actividade designada por “Semana Entreculturas”, para a qual vos queremos, desde já, convidar.
Sejam bem- vindos!

Texto conjunto:
Alunos da Turma 12º B
Prof. Luís Mourinha
Escola Básica e Secundária Santo António
Barreiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá...eu sou uma estudante do 12º de humanidades...estou a fazer um trabalho em Area Projecto k é sobre o "direito a diferença"...gostaria de encontrar algumas entrevistas e depoimentos a pessoas k sofreram com este tipo de discriminaçao...por serem diferentes...
Gostei imenso do vosso blog.

Anónimo disse...

Deixa-nos o teru contacto, que nós facultamos materiais ou conversamos.

O nosso E-mail é:

mourinhaster@gmail.com

cultural identity and difference disse...

Pode pesquisar e pedir apoio ao ACIME e à amnistia Internacional.

mourinhaster@gmail.com

cultural identity and difference disse...

Pode pesquisar e pedir apoio ao ACIME e à Amnistia Internacional.

mourinhaster@gmail.com