sábado, janeiro 26, 2008




Projecto CODEC

quarta-feira, janeiro 16, 2008

terça-feira, janeiro 15, 2008

RESUMO DOS TRABALHOS ATÉ 30 DE JANEIRO

ESPAÇO DE PUBLICAÇÃO, REFLEXÃO E DEBATE.

Este Blog tem por finalidade publicar e partilhar as investigações do Grupo CODEC.


Em breve, será criado um espaço de publicação para cada Grupo de Trabalho.
Os Planos, as Investigações, os Protocolos realizados por cada Grupo serão pulicados neste Blog.
Por outro lado, estamos disponiveis para receber as Vossas participações/ Comentários.
Sejam bem vindos!
P´lo Grupo CODEC,
Luís Mourinha

Até 30 de Janeiro, todos os Grupos devem publicar um Resumo do trabalho realizado, neste espaço do Blog CODEC. No resumo deve constar entre outros, os aspectos relacionados com os Trabalhos: Temas, Métodos utilizados e Expectativas (no máximo de 10 linhas).

ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO: GRUPO 1.
GRUPO 1. Diogo, Sara, Carla, Cátia e Inês Antunes
http://www.myspace.com/pipis_ap

ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO: GRUPO 2.
Grupo 2. Cleive, Inês Marques, André e Vanessa

ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO: GRUPO 3.
GRUPO 3. Ana, Rodolfo, Zélita, Liliana e Vera

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Novas Publicações

Em breve vamos ter novas publicações.
O Grupo CODEC vai publicar os trabalhos desenvolvidos na área- Projecto, durante este Ano Lectivo de 2007/ 2008.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Novo Ano, novo ânimo


Desejamos a todos umas boas entradas em 2008.
Que o novo ano vos traga novo ânimo e grande motivação para levar em frente o nosso Projecto.
Prof. Luís Manuel Mourinha
Artigo publicado na Revista "Letra e", da Câmara Municipal do Barreiro
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SANTO ANTÓNIO
UMA ESCOLA ENTRE-CULTURAS


Inspirados no Projecto Educativo de Escola, com o tema “Multiculturalidade”, o Projecto “Direito à Diferença” celebrou a convivência e a coexistência de culturas diferentes. Neste sentido, os alunos do 12º B e a Cidade Jovem desenvolveram um projecto de investigação sobre os temas da multiculturalidade e os problemas inerentes à vivência entre culturas diferentes. Na Escola coabitam pessoas de 14 nacionalidades e ascendências diversas. Para além da investigação teórica e da “pesquisa de campo”, foram estabelecidos vários protocolos e actividades. Nestes contactos fizemos descobertas e aprendemos muito sobre os outros e sobre nós próprios.
A diversidade e o respeito pelos outros foram o lema para as várias iniciativas.
Descobrimos que a diversidade é uma riqueza incomensurável e que em torno das diferenças de cada um se podem construir “identidades”, pontos de contacto entre pessoas e povos. Neste sentido, embora em pequena escala, o Projecto da Escola de Santo António poderia ser visto como um “espelho” para a grande escala - o Mundo. Funcionou como uma ponte multi-direccional entre pessoas e perspectivas de vida.
Com a colaboração e apoio de várias entidades, entre elas, o ACIME, a D.G.I.D.C. (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Cultural), o Programa Escolhas, a RTP 2 (Programa Nós), a Amnistia Internacional, o Cidade Jovem e a Câmara Municipal, entre outros, organizaram-se colóquios, publicações, exposições e em Maio uma Festa Multicultural que encheu de cor e de vida o Pavilhão da Escola, onde estiveram presentes alunos, pais, Autarquias, Grupos Desportivos e Culturais.
Como suporte do Projecto, criámos a nossa casa virtual, ao mesmo tempo um Porto de Abrigo e um veículo de divulgação na rede mundial. Construímos um Blogue que transmitiu a nossa mensagem e serviu de local de encontro de cibernautas, em http://www.areaprojecto1.blogspot.com/ .
Descobrimos que a amizade e a partilha são o trilho que se deve percorrer. Em vez da competição optámos pela cooperação; em vez do preconceito, a compreensão.
Foi assim em 2006/ 2007. Foi excelente! Foi uma experiência de prazer e de aprendizagens significativas para professores e alunos, em particular, e para a Comunidade Educativa em geral. Resultou especialmente pelo empenho e motivação em torno de um lema comum: “O Direito à Diferença”.
Foi e continuará a ser. Este ano iniciámos um novo percurso, com outro Projecto, denominado por CODEC (Comunicação e Diversidade Cultural), empenhados à procura da nossa identidade, como sempre, mergulhada na imensidão das diferenças culturais.

Prof. Luís Manuel Mourinha